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Um bom programador, é um programador criativo!

Quantas vezes você já ouviu falar sobre a importância do pensamento computacional e da programação para o futuro? Mas já se perguntou como essas habilidades poderiam tornar o seu dia a dia mais criativo, independentemente de você querer se tornar um programador? Este artigo explora como o pensamento computacional e a programação não apenas fortalecem carreiras técnicas, mas também estimulam a criatividade em pessoas de todas as idades. 





Antes de começar, vamos entender o que é:


Pensamento Computacional: Essa habilidade envolve abordar problemas de maneira sistemática e lógica, semelhante ao que um computador faria. No dia a dia, isso significa dividir grandes desafios em partes menores, identificar padrões, pensar em sequências de ações e tomar decisões baseadas em dados concretos. Por exemplo, ao fazer um bolo, você segue uma receita, ou seja, etapas específicas: medir ingredientes, misturá-los e ajustar temperaturas. Cada uma dessas etapas pode ser vista como um 'algoritmo' na cozinha, que, se seguido corretamente, leva ao resultado desejado: um bolo gostoso!


Criatividade: Mais do que pintar um quadro ou compor uma música, a criatividade envolve gerar ideias novas e úteis em qualquer contexto, como nos negócios ou na ciência. Um programador pode precisar de uma dose de criatividade para desenvolver uma nova função que otimize um processo, usando sua habilidade para pensar fora do convencional e encontrar soluções inovadoras.


O pensamento computacional permite abordar problemas de várias formas, por exemplo, ao enfrentar um problema de codificação, um programador pode desenvolver várias soluções potenciais, testando e adaptando até encontrar a mais eficaz. Este processo é paralelo ao pensamento criativo, que também envolve experimentação e refinamento de ideias.


Figura 1 Gráfico do Artigo Some Evidence on the Cognitive Benefits of Learning to Code Ronny Scherer, Fazilat Siddiq and Bárbara Sánchez-Scherer
Figura 1 Gráfico do Artigo Some Evidence on the Cognitive Benefits of Learning to Code Ronny Scherer, Fazilat Siddiq and Bárbara Sánchez-Scherer

De acordo com um estudo recente [1], o aprendizado de programação tem um impacto significativo na criatividade, com um tamanho de efeito de 0.73 [Figura 1], o que indica um aumento na capacidade criativa dos indivíduos que aprendem a programar. Este dado reforça a ideia de que as habilidades de programação não só são úteis para tarefas técnicas, mas também expandem a criatividade pessoal.


A integração da programação no currículo escolar, como o que a VieTech vem inserindo nas escolas, demonstrou ampliar a criatividade dos estudantes. Projetos práticos de codificação incentivam os alunos a pensar de forma inovadora e a aplicar conceitos computacionais de maneira criativa.


Profissionais de áreas como design e engenharia utilizam o pensamento computacional para criar soluções inovadoras, evidenciando como a capacidade de codificar complementa e potencializa a criatividade no trabalho.


Quer descobrir como a programação pode enriquecer a criatividade? Siga a VieTech e acompanhe como ensinamos programação e pensamento computacional, transformando não apenas habilidades técnicas, mas desenvolvendo e cultivando a criatividade das crianças.


Conclusão

Pensamento computacional e programação são catalisadores para inovação e criatividade. Albert Einstein disse que "A criatividade é a inteligência se divertindo", precisamos colocar em prática o aprendizado de forma intencional e divertida. Para realmente aproveitar os benefícios do pensamento computacional, é necessário ser intencional em como ensinamos e aplicamos essas habilidades, garantindo que o aprendizado computacional de fato aumente e desenvolva a criatividade.


Referências

[1] SCHERER, R.; SIDDIQ, F.; SÁNCHEZ-SCHERER, B. Some evidence on the cognitive benefits of learning to code. Frontiers in Psychology, v. 12, art. 559424, set. 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.559424/full

[2] RUBIN, Rick. O ato criativo: Uma forma de ser. 1. ed.

[3] BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 48-54, mar. 2011. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1929887.1929905 

[4] INSTITUTO AYRTON SENNA. Estimulando a criatividade. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/estimulando-a-criatividade/


 
 
 

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